Línguas Artificiais
- Teacher Heitor Goncalves
- 27 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Como o próprio nome sugere, as chamadas línguas artificiais são línguas que foram CRIADAS POR SERES HUMANOS, EM OPOSIÇÃO ÀS LÍNGUAS QUE EVOLUÍRAM NATURALMENTE ao longo do tempo. Essas línguas podem ser criadas por uma variedade de razões, incluindo fins práticos, como a comunicação em situações específicas, ou por razões culturais ou artísticas. Existem diferentes tipos e nomenclaturas de línguas artificiais. Vamos aprender um pouco sobre algumas delas?
Línguas construídas:
As línguas construídas (ou línguas artísticas), são criadas por RAZÕES CULTURAIS ou ARTÍSTICAS. Elas podem ser usadas em filmes, livros ou jogos, ou como uma forma de expressão artística. Alguns exemplos de línguas construídas incluem a língua élfica - Quenya - usada nos livros de J.R.R. Tolkien, ou o klingon, criado para a série de televisão Star Trek. Também podemos citar a Nadsat, criada por Anthony Burgess, no livro Laranja Mecânica, a Novilíngua, criada por George Orwell, no livro 1984 ou mesmo a Na'vi, criada por Paul Frommer, no filme Avatar.
Línguas auxiliares:
As línguas auxiliares são criadas com o objetivo de serem usadas como um MEIO DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL. Talvez a mais famosa delas seja o Esperanto, língua auxiliar, que foi criada no final do século XIX com a intenção de unir pessoas de diferentes países e culturas. Quer saber mais sobre o Esperanto? Clique aqui.
Línguas de programação:
As línguas de programação são usadas para ESCREVER SOFTWARE e APLICATIVOS DE COMPUTADOR. Elas são projetadas para serem precisas e lógicas, com uma sintaxe clara que pode ser facilmente interpretada pelos computadores. Exemplos de línguas de programação incluem Python, Java, C++ e JavaScript.

Embora as línguas artificiais possam parecer estranhas para os falantes nativos de idiomas naturais, elas podem ter algumas vantagens em relação às línguas naturais. Por exemplo, as línguas artificiais podem ser projetadas para serem mais fáceis de aprender do que as línguas naturais, ou podem ser mais eficientes em termos de comunicação em situações específicas. Além disso, as línguas artificiais podem ser usadas como uma forma de preservar e promover culturas e tradições que podem estar em risco de serem perdidas. As línguas construídas, por exemplo, podem ser usadas para criar uma sensação de comunidade e identidade entre pessoas que compartilham um interesse comum em uma obra de ficção ou universo fictício.
Em resumo, as línguas artificiais são uma forma fascinante e diversa de comunicação criada por seres humanos. Elas podem ser usadas para uma variedade de propósitos, desde a comunicação internacional até a expressão artística.
Gostou deste conteúdo? Clique aqui para saber mais sobre línguas e linguagens.
.png)







Comentários